INVISIBILIZAÇÃO DA ÁFRICA: APAGAMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA

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Helena do Socorro Campos da Rocha
Bruno Jorge Abdul Massih Viana

Resumen

Este texto trata da Lei 10.639/2003 enquanto instrumento contra hegemônico e de resistência às manipulações da cultura dominante nas tentativas de materializar a omissão e invisibilização da importância da cultura negra africana e sua contribuição para a formação do povo brasileiro constantes em pesquisas contextualizadas depois de 2003, data de implementação da Lei. Constatou-se que a invisibilização do continente africano, materializado no apagamento da história e da cultura do negro na educação formal, antes se dava na forma de legislação que impedia o negro ao acesso à cultura formal através de sua interdição aos bancos escolares. Hoje, em pleno século XXI, pesquisas como as de Tonini (2001), Oliva (2008), Borges (2009) e Costa e Dutra (2009) evidenciam a sutileza da interdição cultural que ocorre tanto pela via do recurso didático utilizado pelo professor, quanto através de suas práticas.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rocha, H. do S. C. da, & Viana, B. J. A. M. (2011). INVISIBILIZAÇÃO DA ÁFRICA: APAGAMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 2(5), 115–138. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/341
Sección
Dossiê Temático