PELES NEGRAS: A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE

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Luana Luiza Galoni
Grazielly Ribas
Isadora Teresa Paulo de Souza

Résumé

Les institutions d'accueil se configurent comme un territoire historicisé, dont l'expérience est établie par les relations sociales et l'usage du pouvoir politique. Au fil des ans, les enfants et adolescents noirs du Brésil ont occupé ces institutions en plus grand nombre, marquant la structure raciste brésilienne conçue pour prendre en charge les enfants et les adolescents du pays. Cet article vise à discuter de la production de subjectivité des adolescents noirs hébergés en institution, à travers l'analyse du discours des journaux de terrain produits dans une méthode de recherche avec des adolescents hébergés dans la Baixada Fluminense. Les données ont révélé que les participants étaient confrontés à différentes formes de racisme, tant dans leurs conditions matérielles que subjectives. Il est donc impératif d'avancer dans la construction d'espaces décoloniaux et antiracistes et d'échanges dans les espaces d'accueil.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Galoni , L. L., Souza, D. C. de, Ribas , G., & Teresa Paulo de Souza, I. (2023). PELES NEGRAS: A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 16(Edição Especial). Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1572
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Luana Luiza Galoni , Universidade Federa Rural do Rio de Janeiro

Psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutoranda pela mesma instituição. Psicóloga clínica e supervisora na abordagem de Terapia Cognitivo-Comportamental, possui formação em Terapia Cognitivo Sexual. Professora de psicologia no Centro Universitário de Valença (UNIFAA). Pós-Graduanda em Crianças, Adolescentes e Famílias pela FEMPERJ. Escritora, poeta e produtora cultural. Como pesquisadora, atua principalmente com os temas: Direito de crianças e adolescentes, políticas públicas e sociais para infância e juventude, violência infantojuvenil, acolhimento institucional, raça e letramento racial. Associada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e integrante da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadores (ANPSINEP) núcleo Rio de Janeiro.

Douglas Campos de Souza

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-Graduando em Crianças, Adolescentes e Famílias pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assistente social. 

Grazielly Ribas , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Psicóloga e mestra em psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Terapeuta do Esquema pela Insere Psicologia e Educação. Professora e supervisora de estágio em psicologia na UNIFAA/Valença.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento clínico em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema, prevenção e intervenção na área de violência infantojuvenil e da população LGBTQIAP+, estresse de minorias.

Como pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: educação sexual e direitos sexuais da população infantojuvenil, diversidade sexual e de gênero, estudos interseccionais, arte e performance.

Isadora Teresa Paulo de Souza, UFRRJ

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.