FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: INTERVENÇÕES E PESQUISAS DO LITERÊTURA

Conteúdo do artigo principal

Débora Cristina de Araujo
Sonia Dalva Pereira da Silva
Daniela dos Santos Alacrino
Amanda Ribeiro de Almeida

Resumo

Inspiradas pelo aniversário de 10 anos do NEABI-UENF, neste artigo apresentamos ações e intervenções realizadas pelo LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias, da Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio de análise documental e bibliográfica, discutimos sobre cursos de formação continuada e analisamos pesquisas desenvolvidas no grupo que enfocaram famílias negras na literatura infantil e o PNLD Literário. Os resultados demonstram o quanto núcleos e grupos de pesquisas engajados com a educação antirracista têm fomentado significativas transformações educacionais nos últimos anos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, D. C. de, Silva, S. D. P. da, Alacrino, D. dos S., & Almeida, A. R. de. (2022). FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: INTERVENÇÕES E PESQUISAS DO LITERÊTURA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 99–124. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1383
Seção
Dossiê Temático