DOSSIÊ TEMÁTICO: PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS

Edição Revista ABPN | MAIO 2024

Data limite para Submissões: 30 de março de 2024

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Organização:  

Profa. Cicera Nunes, Doutora em Educação. Departamento de Educação Universidade Regional do Cariri – URCA  / Lattes: http://lattes.cnpq.br/8976938140345357  

Prof. Alan Alves-Brito, Doutor em Ciências. Departamento de Astronomia do Instituto de  Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS  / Lattes: http://lattes.cnpq.br/2662775834462406  

Sobre o Dossiê Temático 

O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios  estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo  que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em  diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza,  ciências humanas, as tecnologias e as artes. 

Objetivos 

Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento. 

 

São tópicos temáticos:

Os manuscritos podem enfocar em perspectiva epistêmica que  problematize as noções de ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação e divulgação  das ciências, em vistas à promoção da equidade racial na educação, bem como o projeto  moderno e contemporâneo de Ciência no que concerne às tensões entre a Tradição e a  Razão Científica.