CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO Patrimônio e educação na diáspora africana: desafios estruturais e pedagógicos da Educação das Relações Raciais
Publicado el 2024-02-26DOSSIÊ TEMÁTICO: PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS
Edição Revista ABPN | MAIO 2024
Data limite para Submissões: 30 de março de 2024
https://www.instagram.com/p/C3qE3aIJ5Gg/?igsh=MXNhdWZ5dnF4NGp2bg%3D%3D
Organização:
Profa. Cicera Nunes, Doutora em Educação. Departamento de Educação Universidade Regional do Cariri – URCA / Lattes: http://lattes.cnpq.br/8976938140345357
Prof. Alan Alves-Brito, Doutor em Ciências. Departamento de Astronomia do Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS / Lattes: http://lattes.cnpq.br/2662775834462406
Sobre o Dossiê Temático
O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas, as tecnologias e as artes.
Objetivos
Pretende-se, dessa forma, apresentar um panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e da ancestralidade na produção do conhecimento.
São tópicos temáticos:
Os manuscritos podem enfocar em perspectiva epistêmica que problematize as noções de ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação e divulgação das ciências, em vistas à promoção da equidade racial na educação, bem como o projeto moderno e contemporâneo de Ciência no que concerne às tensões entre a Tradição e a Razão Científica.