REFLEXIONES SOBRE LAS DESIGUALDADES RACIALES: LA ESCLAVITUD COMO INSTITUCIÓN Y LA PRECARIEDAD DEL TRABAJO CONTEMPORÁNEO

Contenido principal del artículo

Rhuann Lima Fernandes

Resumen

Este artículo propone una discusión sobre los procesos recientes de flexibilidad y trabajo precario, prestando atención a la particularidad de la población negra, cuyas experiencias de vulnerabilidad se acentúan. De esta manera, se rescata la esclavitud como institución social para demarcar las condiciones históricas para el mantenimiento de esta vulnerabilidad, ya que este proceso marca las prácticas sociales de manera estructurante.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fernandes, R. L. (2021). REFLEXIONES SOBRE LAS DESIGUALDADES RACIALES: LA ESCLAVITUD COMO INSTITUCIÓN Y LA PRECARIEDAD DEL TRABAJO CONTEMPORÁNEO. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 13(35), 292–320. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/879
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rhuann Lima Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ciências Sociais no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ) e Cientista Social (2019) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS/UERJ). É pesquisador na Bloco 4 Foundation, promovendo a construção de espaços de pesquisa sobre ativismo, cidadania e políticas sociais em Moçambique e atuando nos programas de pesquisa: Artivismo pelo Direito à Cidade e RAProtestar. Integra o Grupo de Pesquisa: Áfricas: política, sociedade e cultura (UERJ-UFRJ), sob coordenação do Prof. Dr. Washington Santos Nascimento. Dedica-se no momento aos temas dos Estudos Africanos, Sociologia e Antropologia das Emoções, Conflitos Étnicos e Direitos Humanos, Teoria Pós-colonial e Cultura Hip-Hop. O referencial recente de sua trajetória acadêmica tem sido a reflexão sobre epistemologia e metodologia das ciências sociais para propor e testar inovações em termos de desenhos, métodos, técnicas de pesquisa social, explorando interlocuções interdisciplinares, como outras áreas de conhecimento e novas tecnologias informacionais. Possui diversas publicações em periódicos nacionais na área de humanidades (sociologia, antropologia, filosofia e história). Sua monografia "Casamento Tradicional Bantu: o Lobolo no Sul de Moçambique", baseada em sete meses de pesquisa de campo em Moçambique, foi agraciada com o seguinte prêmio: II Prêmio Giralda, de caráter nacional, atribuído no âmbito do IX Seminário de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (SAPPGAS), do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). Além disso, os resultados preliminares da monografia receberam Menção Honrosa pela Comissão de Jornadas Científicas da Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas da Universidade Pedagógica de Moçambique. Atualmente, é Professor de Filosofia, História e Sociologia no Sistema Educandus de Ensino (Curso), Unidade Madureira (RJ).