MOTIVAÇÃO PARA VOLUNTARIADO: TRAJETÓRIA DE UMA ATIVISTA NEGRA

Contenido principal del artículo

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
Simone Costa Nunes

Resumen

El objetivo de este artículo es describir la trayectoria y los motivos de una activista negra para ser una defensora de los derechos humanos. La investigación utilizó un enfoque cualitativo, tipo descriptivo. En términos teóricos, el enfoque se centró en la motivación para el voluntariado y la interseccionalidad. El estudio nos permite reflexionar sobre las relaciones raciales en Brasil y la importancia de los derechos humanos y el activismo, ya que existen varios derechos ampliamente desatendidos, como la desigualdad de género y raza.

Detalles del artículo

Cómo citar
Ferreira, C. A. A., & Nunes, S. C. (2021). MOTIVAÇÃO PARA VOLUNTARIADO: TRAJETÓRIA DE UMA ATIVISTA NEGRA. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 13(37), 307–328. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1158
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora da PUC MINAS.Possui graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS(UFSC). Foi analista de gestão e farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA .Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em administração ,interação medicamentosa e pesquisa.Supervisora de estágio curricular e não curricular.

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990) pela Faculdade de Ciências Gerenciais/UNA. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas (desde 2008). Líder do GEDI / CNPq ? Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão (desde 2017). Líder do tema 2 - Competências, da divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, EnANPAD 2019. Editora Associada da RAM - Revista de Administração Mackenzie, na área de Gestão Humana e Social nas Organizações (desde 2019). Coordenadora do PCRH - Programa de Capacitação de Recursos Humanos, FAPEMIG (2017-2019). Membro do Conselho Editorial da Revista Economia & Gestão (2015-2017).