AFRICAN “GODDESS”: THE (INH) HUMANITY REVEALED
Main Article Content
Abstract
Durante vários séculos a colonização trouxe consigo ideologias ou formas de ver o mundo que alimentaram diversas perspectivas populares, mitológicas, teórico cientificas da inferiorização do negro em varias dimensões. No contexto acadêmico as ciências médicas e igualmente a antropologia (antroponometria) legitimaram tais discursos por meio da cientificização do negro. O negro como objeto de estudo alimentou durante vários séculos e, ainda hoje, há permanência dessa visão estereotipada sobre determinados grupos étnico-raciais em diversas partes do mundo. Como já nos referimos inúmeros pensadores europeus, sobretudo antropólogos e médicos, sustentaram seus argumentos em torno de binômios bárbaro (negro) e civilizado (branco) classificando-os ao ponto de autolegitimarem-se com capacidades superiores as demais espécies, animais ou raças. O negro e os demais povos considerados inferiores ou espécie animal diferente da humana tem sido marginalizados culturalmente desprestigiando todos os seus saberes como irracionais, senso comum ou primitivos.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).