ENSINO SUPERIOR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: DECOLONIZAR A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA IGUALDADE RACIAL Descolonizar la universidad desde la perspectiva de la igualdad racial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino superior como prática social e, sobretudo, como campo de investigação, vem ganhando cada vez mais espaço no debate acadêmico nas últimas décadas em todo o mundo. A emergência e consolidação deste campo, resulta do lugar que o mesmo ocupa nas políticas públicas, nos programas e nas estratégias de desenvolvimento econômico, social e cultural a nível global, portanto, do seu potencial de transformação social sustentável, de construção de mundos e relações sociais menos desiguais, mais justas e democráticas. Entretanto, apesar da sua relevância e do reconhecimento do seu papel para a transformação social, o ensino superior/ a universidade arrasta consigo uma herança colonial e seus paradigmas – colonialidade do saber, mas também, do ser e do poder. Nesse contexto, por vezes, ela também contribui para a reprodução ou reforço da hegemonia cultural, econômica e política ocidental (eurocêntrica e colonial), baseada na heteronormatividade, na branquitude e, no progresso como alguns dos valores supremos da modernidade. O presente texto visa analisar as possibilidades de descolonização da Universidade/ensino superior na perspectiva da igualdade racial.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).