ENSINO SUPERIOR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: DECOLONIZAR A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA IGUALDADE RACIAL Descolonizar la universidad desde la perspectiva de la igualdad racial

Conteúdo do artigo principal

Hélder Pires Amâncio

Resumo

O ensino superior como prática social e, sobretudo, como campo de investigação, vem ganhando cada vez mais espaço no debate acadêmico nas últimas décadas em todo o mundo. A emergência e consolidação deste campo, resulta do lugar que o mesmo ocupa nas políticas públicas, nos programas e nas estratégias de desenvolvimento econômico, social e cultural a nível global, portanto, do seu potencial de transformação social sustentável, de construção de mundos e relações sociais menos desiguais, mais justas e democráticas. Entretanto, apesar da sua relevância e do reconhecimento do seu papel para a transformação social, o ensino superior/ a universidade arrasta consigo uma herança colonial e seus paradigmas – colonialidade do saber, mas também, do ser e do poder. Nesse contexto, por vezes, ela também contribui para a reprodução ou reforço da hegemonia cultural, econômica e política ocidental (eurocêntrica e colonial), baseada na heteronormatividade, na branquitude e, no progresso como alguns dos valores supremos da modernidade. O presente texto visa analisar as possibilidades de descolonização da Universidade/ensino superior na perspectiva da igualdade racial.

Detalhes do artigo

Como Citar
Amâncio, H. P. (2020). ENSINO SUPERIOR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: DECOLONIZAR A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA IGUALDADE RACIAL: Descolonizar la universidad desde la perspectiva de la igualdad racial. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(34), 627–657. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/823
Seção
Artigos