A INSERÇÃO DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
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Resumo
Esse estudo tem por objetivo debater a inserção da mulher negra na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura e análise documental com duas turmas do tempo formativo II, eixo V, sendo a primeira composta por vinte estudantes e a outra com vinte e oito. Nas duas turmas os discentes tinham entre dezoito e sessenta anos e estavam alocadas numa escola no município de Ilhéus/BA. A relevância da pesquisa se encontra no fato de pensar a inserção de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos abordando questões históricas, sociais e culturais, bem como na tentativa de entender a escola como um espaço de acolhimento das diversidades. Partindo desta realidade analisou-se, ainda, os dados do Censo Escolar 2018 dessa escola buscando respostas para as seguintes questões: Qual relação quantitativa para a entrada, permanência e êxito de homens e mulheres da EJA? Estes estudantes são em sua maioria de que cor? A partir da análise dos dados de entrada, permanência e êxito dos estudantes observou-se um alto índice de evasão dos discentes, tanto dos homens como das mulheres, porém durante a investigação foi possível perceber que a maioria das discentes que evadiram possuíam um vínculo empregatício e tinham filhos o que indica um acúmulo de funções que apesar de levá-las a evasão ainda faz com representem a maioria do público da EJA no locus da pesquisa.
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