MOVIMENTO DA NEGRITUDE: ETHOS POLÍTICO NA FRANÇA E NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar a origem do conceito da Negritude a partir do encontro entre os poetas Aimé Césaire, Léopold Sédar Senghor e Léon Gontran-Damas em meados do século XX, na França. Para tanto, a reflexão se dará em três vias, como o corpo negro no mundo ocidental; o enfrentamento do racismo; e a retomada do sujeito ontológico, universal, um modo de respeitabilidade de si próprio, para si e para a sociedade. O artigo pretende também dialogar com o Brasil contemporâneo, considerando as lutas de combate ao racismo, por reconhecimento e direito à educação. Questiona se seriam as ações afirmativas e as cotas raciais as novas herdeiras da Negritude - movimento nascido nos anos de 1935 - para o Brasil do século XXI. Indaga ainda sobre o silenciamento político da sociedade civil diante da realidade de exclusão histórica da população negra e qual a responsabilidade do Estado no combate ao racismo e reconhecimento do corpo negro com direitos iguais, de fato, e garantidos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).