EDUCAÇÃO E LEI 10.639/03: QUESTÕES DESAFIADORAS NA ESCOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta a importância da Lei Nº. 10.639/03, principalmente no enfrentamento à Intolerância religiosa na escola, ressaltando os desafios que se colocam hoje à prática pedagógica de professores considerando a perspectiva da inclusão e diversidade. Este estudo é parte da minha pesquisa de mestrado defendida na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, produzida juntamente com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação, intitulada Religiões brasileiras de matrizes africanas no contexto da lei 10.639/03 em Cuiabá-MT. Constatou-se que a escola não está isenta e precisa combater as práticas racistas e a discriminação religiosa a começar entre os seus educadores. A Lei 10639/03 é um importante instrumento para combater a desigualdade promovida pelo racismo e a intolerância religiosa, porém ainda professores não correspondem para a real efetivação na proposta curricular das escolas. Utilizou-se formulário tipo survey como instrumento de coleta de dados que foi respondido pelos docentes. Participam desta pesquisa professores da Rede Municipal de Cuiabá, lotados em 11 unidades escolares, sendo que duas estão localizadas na área rural e nove na área urbana, todas situadas próximas de terreiros de Umbanda e/ou Candomblé.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).