“EU, CIENTISTA?!”: TRAJETÓRIAS NEGRAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo resulta da participação no edital “Negros e Negras nas Ciências”, promovido pela Fundação Carlos Chagas, em 2016, com o projeto de pesquisa “Trajetórias Negras e Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, cujo objetivo era caracterizar demandas e experiências de estudantes cotistas e identificar suas boas práticas de permanência na universidade, com ênfase nas estratégias e desafios do ingresso, permanência e sucesso na vida universitária. Com esse foco, na linha “Experiências e boas práticas voltadas para atrair e qualificar jovens nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas”, levamos a cabo uma pesquisa qualitativa, que contemplou questionários e grupo focal com universitários negros, cotistas e não cotistas, de uma universidade pública do sul do Brasil (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Neste artigo, apresentaremos resultados que evidenciam obstáculos vividos pelos estudantes em seu ingresso, permanência e sucesso na vida universitária, como o enfrentamento ao racismo no meio acadêmico, e ao mesmo tempo estratégias que criam para lidar com esses desafios.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).