POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E MUDANÇA INSTITUCIONAL

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Tatiana Dias Silva

Resumo

O objetivo deste texto é analisar alguns impasses sobre a situação educacional da população negra, notadamente sobre acesso à educação formal e alfabetização. Além da trajetória dos indicadores, procurou-se refletir sobre impasses no nível institucional, que têm dificultado a implementação mais radical dos inúmeros avanços conquistados no domínio estrutural. Para tanto, a reflexão serve-se da análise de Collins (2000) sobre domínios de poder, concentrando nos limites impostos e oportunidades de enfrentamento a partir do domínio disciplinar, em uma matriz que estrutura as relações de opressão baseadas em raça. Assim, acredita-se contribuir com uma agenda de pesquisa e de ação, que pode em muito beneficiar as disputas em torno de uma sociedade e uma administração pública com menos desigualdades raciais.

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Como Citar
Silva, T. D. (2019). POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E MUDANÇA INSTITUCIONAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 163–175. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/688
Seção
Caderno Temático