POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E MUDANÇA INSTITUCIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste texto é analisar alguns impasses sobre a situação educacional da população negra, notadamente sobre acesso à educação formal e alfabetização. Além da trajetória dos indicadores, procurou-se refletir sobre impasses no nível institucional, que têm dificultado a implementação mais radical dos inúmeros avanços conquistados no domínio estrutural. Para tanto, a reflexão serve-se da análise de Collins (2000) sobre domínios de poder, concentrando nos limites impostos e oportunidades de enfrentamento a partir do domínio disciplinar, em uma matriz que estrutura as relações de opressão baseadas em raça. Assim, acredita-se contribuir com uma agenda de pesquisa e de ação, que pode em muito beneficiar as disputas em torno de uma sociedade e uma administração pública com menos desigualdades raciais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).