PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS

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Silvia Regina Costa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo ensino aprendizagem acerca das práticas pedagógicas sobre educação das relações étnico-raciais. Algumas teorias sobre os processos de aprendizagem possuem como pressupostos os processos internos cognitivos dos sujeitos, assim como as interações com o meio de convivência. Apresentamos, a partir das observações de uma prática pedagógica desenvolvida com adolescentes em sua maioria negra, como os processos interno-cognitivos e as interações nos contextos de vivências dos sujeitos desenvolveram sentidos e significados ao conteúdo apresentado. A prática pedagógica denominada Júri simulado sobre as cotas sócio/raciais nas universidades públicas teve como objetivo desenvolver a aprendizagem sobre os gêneros textuais argumentativos, assim como introduzir conceitos sobre as relações raciais.

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Como Citar
Costa, S. R. (2019). PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(28), 267–282. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/625
Seção
Artigos