PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o processo ensino aprendizagem acerca das práticas pedagógicas sobre educação das relações étnico-raciais. Algumas teorias sobre os processos de aprendizagem possuem como pressupostos os processos internos cognitivos dos sujeitos, assim como as interações com o meio de convivência. Apresentamos, a partir das observações de uma prática pedagógica desenvolvida com adolescentes em sua maioria negra, como os processos interno-cognitivos e as interações nos contextos de vivências dos sujeitos desenvolveram sentidos e significados ao conteúdo apresentado. A prática pedagógica denominada Júri simulado sobre as cotas sócio/raciais nas universidades públicas teve como objetivo desenvolver a aprendizagem sobre os gêneros textuais argumentativos, assim como introduzir conceitos sobre as relações raciais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).