DESCONSTRUINDO ELEMENTOS DE UM MODELO EPISTEMOLOGICO DOMINANTE NO ENSINO DE MATEMATICA: EM BUSCA DE UM MODELO DE REFERENCIA FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUIÇÕES DAS POPULAÇÕES DIASPÓRICAS E NA LEI 10639/2003

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Getúlio Rocha Silva
Luiz Márcio Santos Farias
Rita Cinéia Meneses Silva

Resumo

Os movimentos sociais negros reivindicam desde 1950 a inserção da cultura negra e discussões sobre o papel do negro em nossa sociedade no currículo escolar. Os esforços permitiram que em 2003 fosse publicada a Lei 10639. Este trabalho propõe indicar o cálculo mental no primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental como estratégia matemática fortemente influenciada pela tradição africana de cálculo mental. Apesar dos quase 14 anos de vigor da 10639/2003 a área de Matemática ainda não conseguiu contribuir robustamente para o cumprimento da legislação. As teorias utilizadas no trabalho são a Etnomatemática e a TAD. As dificuldades de compreensão do conceito de Adição pelos estudantes nos permitem afirmar a incompletude do Modelo Epistemológico Dominante (MED). Em busca de fortalecer a construção do conceito, sugerimos um Modelo Epistemológico de Referência (MER) como uma praxeologia para o algoritmo de adição com o duplo propósito de cumprir as determinações da Lei 10639 e complementar o MED.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, G. R., Farias, L. M. S., & Silva, R. C. M. (2017). DESCONSTRUINDO ELEMENTOS DE UM MODELO EPISTEMOLOGICO DOMINANTE NO ENSINO DE MATEMATICA: EM BUSCA DE UM MODELO DE REFERENCIA FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUIÇÕES DAS POPULAÇÕES DIASPÓRICAS E NA LEI 10639/2003. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 176–190. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/403
Seção
Dossiê Temático