AFETIVIDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ETNOMATEMÁTICA

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Vanisio Luiz da Silva

Resumo

Este ensaio reflexivo é consequente de um estudo de doutoramento que buscou debater o alcance dos tópicos que dissertam sobre: necessidades básicas de aprendizagem; atenção na aprendizagem e ambiente adequado à aprendizagem, conforme definidos pelo Projeto Educação Para Todos (EPT). O texto diz respeito ainda às repercursões do projeto nos ideais de uma Educação Matemática Para Todos (EMPT) em confluência com a africanidade brasileira, que se expressa nas determinações da Lei 10.639/03, na resolução MEC 01/2004, assim como as transformações dos atos e ações pedagógicos escolares. Para tanto, serão tomados como aporte os estudos da Psicologia da Educação e Social sobre inclusão perversa e da Etnomatemática sobre aprendizagem e ensino em ambientes culturais. Toda esta reflexão ocorre com vistas a atender as especificidades da população negra brasileira, não contemplada na educação escolar.

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Como Citar
Silva, V. L. da. (2017). AFETIVIDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ETNOMATEMÁTICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 66–83. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/396
Seção
Dossiê Temático