AFETIVIDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ETNOMATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio reflexivo é consequente de um estudo de doutoramento que buscou debater o alcance dos tópicos que dissertam sobre: necessidades básicas de aprendizagem; atenção na aprendizagem e ambiente adequado à aprendizagem, conforme definidos pelo Projeto Educação Para Todos (EPT). O texto diz respeito ainda às repercursões do projeto nos ideais de uma Educação Matemática Para Todos (EMPT) em confluência com a africanidade brasileira, que se expressa nas determinações da Lei 10.639/03, na resolução MEC 01/2004, assim como as transformações dos atos e ações pedagógicos escolares. Para tanto, serão tomados como aporte os estudos da Psicologia da Educação e Social sobre inclusão perversa e da Etnomatemática sobre aprendizagem e ensino em ambientes culturais. Toda esta reflexão ocorre com vistas a atender as especificidades da população negra brasileira, não contemplada na educação escolar.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).