IDENTIDADES E (DES)IGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Mirian de Albuquerque Aquino
Alba Cleide Calado Wanderley

Resumo

Este artigo discute as relações étnico-raciais no ensino de história. Aponta alguns elementos relacionados à igualdade e (des)igualdade, especialmente, inerentes às condições em que vive a população negra, retratadas no ensino de história. Objetiva contribuir para minimizar o risco de reproduzirmos processos discriminatórios e excludentes reforçados, não raras vezes, pelo despreparo de educadores na disseminação e transmissão de conteúdos veiculados pelo material didático, dentro e fora do espaço escolar. Consideramos que ensinar história implica a reconstrução da identidade negra, a construção do olhar de um grupo étnico-racial, a partir da relação com o outro. Essa construção implica uma dimensão subjetiva, simbólica e política que passa pela compreensão que o ensino de história e a diversidade cultural incluem o sentimento de igualdade. Faz com que os sujeitos compreendam a si e respeitem as diferenças, contribuindo para o entendimento de que a história da população negra também é história brasileira.

Detalhes do artigo

Como Citar
Aquino, M. de A., & Wanderley, A. C. C. (2012). IDENTIDADES E (DES)IGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 3(7), 141–155. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/369
Seção
Artigos