EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a qualidade de ensino e o perfil étnico-racial de egressos de uma IES na região metropolitana de Salvador/BA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo possui como tema a Educação a Distância do pedagogo e os nexos existentes dessa área com alguns aspectos étnico-raciais. O objetivo principal deste estudo é analisar e identificar as competências e habilidades básicas desenvolvidas para a formação profissional e humana do pedagogo e os impactos dessas qualidades na inserção no mercado de trabalho de egressos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Região Metropolitana de Salvador (BA) em 2009. O estudo identificou algumas competências e habilidades específicas desenvolvidas pelo curso analisado, ao mesmo tempo em que verificou a ausência de outras na formação dos egressos, os quais, em sua maioria – cerca de 84% –, são afrodescendentes. O estudo demonstrou também que a maioria foi absorvida pelo mercado de trabalho. Apesar desse impacto favorável, constata-se o baixo prestígio profissional do educador do ensino fundamental na região onde a pesquisa foi desenvolvida. Observou-se ainda, por parte dos egressos, algum desconforto em seu contexto profissional, em virtude da incompatibilidade entre as mudanças sociais e tecnológicas vivenciadas pela sociedade e o tipo de formação que receberam na IES.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).