EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre as desigualdades sociais e culturais existentes no sistema educacional brasileiro, enfocando as dificuldades de acesso e permanência de grupos menos favorecidos, e historicamente discriminados - a exemplo da população afrodescendente -, a uma educação pública, democrática e de qualidade. Partindo do pressuposto que o ensino oferecido a estes grupos, no Brasil, não corresponde às suas demandas, necessidades e interesses, assim como, não oferece elementos mínimos para que os sujeitos destes grupos se desenvolvam plenamente – intelectual, social e profissionalmente. Nos últimos anos, algumas políticas educacionais foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro, no entanto, há ainda uma resistência por parte da escola em colocá-las em prática. Precisamos progredir muito para que de fato essas políticas se efetivem. A luta é antiga e os resultados já são notórios.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).