POLÍTICAS CURRICULARES, TRAJETÓRIAS DOCENTES E ENSINO CULTURALMENTE APROPRIADO

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Mylene Santiago
Abdeljalil Akkari

Resumo

Este trabalho aborda as influências do mito da democracia racial nas práticas educacionais, buscando destacar as políticas públicas que visam implementar mudanças no quadro de desigualdade racial no contexto educativo. Elegemos como referencial teórico, autores que se debruçam sobre o ensino culturalmente apropriado (GAY, 2000; LADSONBILLINGS, 1994/2001; OOKA PANG, 2005; KING, 1994). De forma exploratória, analisamos entrevistas realizadas com cinco professores dos municipios de Niterói e Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar três principais indicadores relacionados com nosso referencial teórico: trajetória acadêmica e processo de formação docente; articulação entre culturas e práticas pedagógicas no cotidiano escolar; e, consciência sociopolítica dos docentes em relação ao contexto sociocultural dos estudantes. Nossos resultados indicam a importância da formação da consciência sociopolítica do educador na construção de uma postura crítica para implementar um processo educativo em uma perspectiva intercultural. 

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Como Citar
Santiago, M., & Akkari, A. (2014). POLÍTICAS CURRICULARES, TRAJETÓRIAS DOCENTES E ENSINO CULTURALMENTE APROPRIADO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 386–402. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/168
Seção
Artigos