POLÍTICAS CURRICULARES, TRAJETÓRIAS DOCENTES E ENSINO CULTURALMENTE APROPRIADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho aborda as influências do mito da democracia racial nas práticas educacionais, buscando destacar as políticas públicas que visam implementar mudanças no quadro de desigualdade racial no contexto educativo. Elegemos como referencial teórico, autores que se debruçam sobre o ensino culturalmente apropriado (GAY, 2000; LADSONBILLINGS, 1994/2001; OOKA PANG, 2005; KING, 1994). De forma exploratória, analisamos entrevistas realizadas com cinco professores dos municipios de Niterói e Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar três principais indicadores relacionados com nosso referencial teórico: trajetória acadêmica e processo de formação docente; articulação entre culturas e práticas pedagógicas no cotidiano escolar; e, consciência sociopolítica dos docentes em relação ao contexto sociocultural dos estudantes. Nossos resultados indicam a importância da formação da consciência sociopolítica do educador na construção de uma postura crítica para implementar um processo educativo em uma perspectiva intercultural.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).