POR UMA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: SOBRE LUTAS E DIRETRIZES CURRICULARES ANTIRRACISTAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste texto é realizar uma pequena análise sobre os conteúdos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – DCNERER - e suas implicações pedagógicas nos sistemas de ensino, a partir de nossas vivências enquanto pesquisadores e professores que somos/fomos da Educação Básica. Num primeiro momento, descrevemos os principais pontos das DCNERER e, em seguida, identificamos suas possíveis implicações pedagógicas. Por último, refletimos sobre os imensos desafios na sua implementação, tendo em vista as resistências epistemológicas e políticas da parte dos profissionais da educação. Neste sentido, o texto se caracteriza como uma iniciativa modesta de tentar contribuir para o fortalecimento das lutas antirracismo na educação, e que denominamos aqui como uma ação por uma desobediência epistêmica (MIGNOLO, 2008) frente aos padrões hegemônicos e eurocêntricos de produção do conhecimento.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).