POR UMA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: SOBRE LUTAS E DIRETRIZES CURRICULARES ANTIRRACISTAS

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Luiz Fernandez de Oliveira
Mônica Regina Ferreira Lins

Resumo

 O objetivo deste texto é realizar uma pequena análise sobre os conteúdos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – DCNERER - e suas implicações pedagógicas nos sistemas de ensino, a partir de nossas vivências enquanto pesquisadores e professores que somos/fomos da Educação Básica. Num primeiro momento, descrevemos os principais pontos das DCNERER e, em seguida, identificamos suas possíveis implicações pedagógicas. Por último, refletimos sobre os imensos desafios na sua implementação, tendo em vista as resistências epistemológicas e políticas da parte dos profissionais da educação. Neste sentido, o texto se caracteriza como uma iniciativa modesta de tentar contribuir para o fortalecimento das lutas antirracismo na educação, e que denominamos aqui como uma ação por uma desobediência epistêmica (MIGNOLO, 2008) frente aos padrões hegemônicos e eurocêntricos de produção do conhecimento.

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Como Citar
Oliveira, L. F. de, & Lins, M. R. F. (2014). POR UMA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: SOBRE LUTAS E DIRETRIZES CURRICULARES ANTIRRACISTAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 365–385. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/167
Seção
Artigos