A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA

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Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim

Resumo

 Pretende-se discutir a literatura infanto-juvenil e as relações entre emoção-cognição na construção identitária, indicando que tal processo não é algo definido, estático, antes pelo contrário; as nossas formas de nos encontrarmos com nós mesmos se dão ao longo da vida, por processos inconscientes e que se transformam à medida que preenchemos nossas expectativas. Neste sentido, percebe-se que a literatura infanto-juvenil contribui de forma contundente; entretanto a literatura negra ainda não tem a visibilidade e penetração devida nas escolas; contribuindo para que docentes não utilizem este instrumento em seu cotidiano, permitindo que ideologias de branqueamento, exclusão e discriminação perdurem em seu interior através das leituras preconceituosas encontradas em livros infantis de origem europeia e/ou tecidas com visões estereotipadas acerca da negritude e dos valores identitários negros.  

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Como Citar
Amorim, E. S. M. dos S. (2014). A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 329–350. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/165
Seção
Artigos