A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS ANTIRRACISTAS DE PSICÓLOGAS NEGRAS E A RELAÇÃO COM SEUS PERCURSOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Daniele Vasco Santos
Sibelle Ferreira Souza Couto

Resumo

Este artigo discute a produção de práticas profissionais antirracistas de psicólogas negras e a relação com seus percursos acadêmico-profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas ferramentas teórico-metodológicas estabelecem intercessão com intelectuais negras, na qual foram entrevistadas sete profissionais da região norte do país. Os principais resultados apontam a ausência da discussão acerca das relações raciais na formação acadêmica, enquanto nas atuações profissionais há uma construção contínua de práticas antirracistas, por meio da produção coletiva, da busca por referências de intelectuais negras e na leitura dos territórios. Conclui-se que se torna urgente intensificar a problematização da formação, atuação e produção de conhecimento da psicologia brasileira, no que tange às relações raciais, assim como a construção efetiva de uma ciência e profissão antirracista.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. V., & Couto, S. F. S. (2023). A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS ANTIRRACISTAS DE PSICÓLOGAS NEGRAS E A RELAÇÃO COM SEUS PERCURSOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1648
Seção
Dossiê Temático
Biografia do Autor

Daniele Vasco Santos, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Psicologia. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Integra o Grupo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão/UFPA, cadastrado no diretório de grupos do CNPQ. Integra o GT ANPEPP de Psicologia e Relações Raciais.

Sibelle Ferreira Souza Couto, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do 10° período de Psicologia na Universidade Federal do Tocantins- Campus de Miracema- TO. Atualmente é extensionista no Projeto de Extensão Rotatórias Psi desde fevereiro de 2022. Desenvolve pesquisa com as temáticas das relações raciais, interseccionalidade e formação em Psicologia. Foi bolsista de Iniciação Cientifica- PIBIC UFT. Foi monitora nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento I e Ética Profissional.