A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS ANTIRRACISTAS DE PSICÓLOGAS NEGRAS E A RELAÇÃO COM SEUS PERCURSOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute a produção de práticas profissionais antirracistas de psicólogas negras e a relação com seus percursos acadêmico-profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas ferramentas teórico-metodológicas estabelecem intercessão com intelectuais negras, na qual foram entrevistadas sete profissionais da região norte do país. Os principais resultados apontam a ausência da discussão acerca das relações raciais na formação acadêmica, enquanto nas atuações profissionais há uma construção contínua de práticas antirracistas, por meio da produção coletiva, da busca por referências de intelectuais negras e na leitura dos territórios. Conclui-se que se torna urgente intensificar a problematização da formação, atuação e produção de conhecimento da psicologia brasileira, no que tange às relações raciais, assim como a construção efetiva de uma ciência e profissão antirracista.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).