REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DO RACISMO NAS ADOÇÕES INTER-RACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da observação da prática profissional psicossocial no âmbito judicial, da escuta de relatos de adotantes e de cenas audiovisuais, discutimos os processos de adoção inter-racial. A maioria dos pretendentes à adoção são pessoas brancas e buscam filhas/os parecidos com seus tons de pele, preterindo a cor/raça da maior parte das crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente e disponibilizadas à adoção no Brasil, que são pretas e pardas. Apesar de a adoção ser um direito de crianças e adolescentes conviverem em uma família afetiva – na impossibilidade de retornarem às famílias de origem – são as/os adotantes que escolhem as características raciais e fenotípicas de sua filiação, geralmente sem discussões sobre isso nos grupos de adoção. Problematizar o privilégio da escolha de quem deseja adotar, como algo que precede o direito desses infantes de terem uma família, e refletir sobre o impacto da branquitude nas adoções inter-raciais é o objetivo desta escrita.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).