SLAM POESIA: ESPAÇOS SEGUROS DE PRODUÇĀO DE SAÚDE MENTAL PARA MULHERES NEGRAS ESPACIOS SEGUROS DE PRODUCCIÓN DE SALUD MENTAL PARA MUJERES NEGRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa os limites e potencialidades da cena de Poetry Slam carioca como espaços seguros para a produção de saúde de mulheres negras. A pesquisa acompanhou três slams, durante os anos de 2019 e 2020, através de pesquisa participante. Além disso, entrevistamos cinco poetas, todas mulheres negras, abordando sua participação nos slams. As entrevistas foram transcritas e categorizadas e aqui apresentamos, especificamente, os resultados que abordam saúde mental. O slam apresenta-se enquanto espaço seguro com limitações. Apesar da possibilidade de autoexpressāo, as temáticas mais populares ainda acabam reforçando as imagens de controle que aprisionam a população negra, focadas na dor e no martírio do povo negro. Entretanto, slams organizador por e para pessoas negras, como o Slam negritude, se erige enquanto lócus de enunciação no qual pessoas negras podem produzir saúde mental livre das amarras da branquitude.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).