POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS NO AMAPÁ: O PROGRAMA AMAPÁ AFRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem como objetivo discutir as políticas educacionais e ações afirmativas no Amapá, através do Programa Amapá Afro criado em 2010 através da Lei Estadual n° 1.519/2010. O programa surgiu no cenário educacional amapaense anunciando ações que teriam como propósito a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003. O texto é parte da Dissertação de Mestrado apresentada no ano de 2014 ao Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trata-se do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. A análise do programa revelou uma forte tendência de que tal proposta de trabalho tenha sido constituída muito mais como um propósito político de estratégia de governo de ajustes às políticas nacionais e globais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).