PSICOLOGIA AFRICANA E CLÍNICA AFROCENTRADA: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS METODOLÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para o campo da Psicologia Africana na clínica afrocentrada, apresentando ferramentas metodológicas para intervenções em psicoterapia no atendimento de pessoas negras. Apresentamos discussões teórico-metodológicas para compreensão de processos psicológicos e afro-subjetividade: epistemologias de terreiro, quilombismo na psicoterapia, prosperidade afrocentrada, amor entre pessoas negras, transformar dor e raiva em potência, “ori-entação”, ubuntu e ética, provérbios africanos, sankofa e afrofuturismo. A escrita deste artigo envolveu os seguintes procedimentos: 1) pesquisa teórica; 2) vivências nos contextos da psicologia clínica afrocentrada enquanto psicoterapeuta, supervisora e paciente, 3) observação participante em marchas para valorização da estética negra e empoderamento crespo; 4) saberes ancestrais de terreiros de matriz africana; e 5) minhas escrevivências como mulher negra.

Detalhes do artigo

Como Citar
Chaveiro, M. M. R. de S. (2023). PSICOLOGIA AFRICANA E CLÍNICA AFROCENTRADA: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS METODOLÓGICAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1590
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade de Santa Catarina.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba (UFMS-CPAR).