PSICOLOGIA AFRICANA E CLÍNICA AFROCENTRADA: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS METODOLÓGICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para o campo da Psicologia Africana na clínica afrocentrada, apresentando ferramentas metodológicas para intervenções em psicoterapia no atendimento de pessoas negras. Apresentamos discussões teórico-metodológicas para compreensão de processos psicológicos e afro-subjetividade: epistemologias de terreiro, quilombismo na psicoterapia, prosperidade afrocentrada, amor entre pessoas negras, transformar dor e raiva em potência, “ori-entação”, ubuntu e ética, provérbios africanos, sankofa e afrofuturismo. A escrita deste artigo envolveu os seguintes procedimentos: 1) pesquisa teórica; 2) vivências nos contextos da psicologia clínica afrocentrada enquanto psicoterapeuta, supervisora e paciente, 3) observação participante em marchas para valorização da estética negra e empoderamento crespo; 4) saberes ancestrais de terreiros de matriz africana; e 5) minhas escrevivências como mulher negra.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).