O ENSINO DO RACISMO NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA COMPREENSÃO DAS TRAJETÓRIAS PERCORRIDAS POR PROFISSIONAIS DA ÁREA SOBRE O TEMA una comprensión de las trayectorias recorridas por profesionales en el campo del tema
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Resumo
No processo de ensino e aprendizagem da Psicologia, parte-se do pressuposto de que há lacunas no ensino sobre as relações raciais e o racismo, sendo que esta ausência pode impactar na maneira pela qual as(os) psicólogas(os) desenvolvem suas práticas nas diversas áreas de atuação e no âmbito das políticas públicas. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa que buscou analisar o ensino temático do racismo nas trajetórias formativas de psicólogas(os) da cidade de Santa Maria/RS. O estudo utilizou a análise hermenêutica dialética das informações obtidas por meio de diário de campo, formulário e entrevista semiestruturada realizada com as(os) profissionais psicólogas(os). Nos resultados discute-se a ausência de conteúdos relacionados ao racismo durante a formação acadêmica em Psicologia e os impactos dessa ausência de estudos sobre as relações raciais nos currículos.
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