O SOLTAR PIPA COMO FORMA DE CUIDADO: UMA ARTE NEGRA DO VIVER

Conteúdo do artigo principal

Felipe Fernandes da Silva
Abrahão de Santos Oliveira

Resumo

O presente artigo traz à tona algumas reflexões acerca da produção de saúde mental da população negra brasileira a partir da sua relação com os saberes populares e a produção das cidades. Com esse propósito, os autores compartilham a experiência de um deles como acompanhante terapêutico de um grupo de jovens usuários de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, destacando a pipa como uma valiosa ferramenta de cuidado nesse processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, F. F. da, & de Santos Oliveira, A. (2023). O SOLTAR PIPA COMO FORMA DE CUIDADO: UMA ARTE NEGRA DO VIVER. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1577
Seção
Dossiê Temático
Biografia do Autor

Felipe Fernandes da Silva, Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Especializando em Direitos Humanos e Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz e atualmente está Coordenador-Geral de Direitos Humanos, da Prefeitura de Cabo Frio-RJ.

Abrahão de Santos Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF; coordenador do Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-Brasileira, onde trabalha na elaboração de uma psicologia aterrada afroindígena.