PELES NEGRAS: A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As instituições de acolhimento se configuram como um território historicizado, cuja vivência se estabelece pelas relações sociais e pelo uso do poder político. Ao longo dos anos, crianças e adolescentes negros no Brasil vêm ocupando em maior número essas instituições, marcando a estrutura racista brasileira que se desenhou ao atendimento à infância e adolescência no país. O presente artigo tem como objetivo discutir a produção de subjetividade de adolescentes negros acolhidos institucionalmente, através do método de Análise do Discurso dos Diários de Campo produzidos em pesquisa com adolescentes acolhidos na Baixada Fluminense. Os dados nos revelaram que os participantes enfrentam diversas formas de racismo, tanto em sua condição material quanto subjetiva. É imperativo, portanto, avançar na construção de espaços e discussões decoloniais e antirracistas nos espaços de acolhimento.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).