A TRANSGRESSÃO DO RACISMO CRUZANDO FRONTEIRAS: ESTUDOS CRÍTICOS DA BRANQUITUDE: BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA LUTA PELA JUSTIÇA RACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo usa Estudos Críticos da Branquitude como forma de desconstrução da branquitude ou supremacia branca. Examina-se como o racismo permeia fronteiras internacionais. Propõe-se uma educação antirracista. O termo “Educação Multicultural” é problemático pois as pessoas pensam que existe uma receita pre-estabelecida para resolver conflitos raciais. Por isso em este artigo comparam-se, as similaridades e contrastes fundamentais entre as questões raciais no Brasil e Estados Unidos no que diz respeito as ações afirmativas relativas à implementação de cotas raciais, como uma forma educacional alternativa. Apresentam-se também análises historicas sobre o poderio e dominação da colonização branca e seus efeitos hoje, em referencia a conquista dos direitos sócio-comunitários dos afro-brasileiros e afro-estadunidenses com respeito ao direito à educação e outros direitos civis. A guisa de conclusão, propõe-se elementos norteadores, quanto as ações afirmativas, nos campos do currículo e políticas educacionais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).