O CONTEXTO EDUCACIONAL E RACIAL BRASILEIRO ATÉ A LEI 10639/2003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Aprender e ensinar são atitudes intrínsecas à capacidade de pensar da humanidade e ocorrem ou espontaneamente ou orquestrada, contudo, as formas de acesso são distintas, desiguais e seletivas. Há todo um contexto que incidirá nas possibilidades de inserção no mundo do saber. Neste trabalho pretende-se elencar eventos e fatores que se considera de relevância para compreender o percurso educacional brasileiro sobre a temática étnico-racial de 1953 até a promulgação da Lei 10.639/2003. Para tanto a estratégia utilizada será a revisão bibliográfica e documental e salientar o papel da imprensa negra, dos movimentos sociais, com destaque ao movimento negro educador e as legislações nesta trajetória. A sanção da Lei 10639/2003 foi um dos caminhos abertos por um Estado que atendeu várias demandas históricas do movimento negro organizado e uma parcela da população brasileira que teve por vários séculos seus direitos negligenciados. Esses contextos nos permitem elucidar a produção, sistematizações e articulações dos saberes emancipatórios produzidos pela população negras ao longo da sua trajetória na sociedade brasileira. Tais ações têm como foco as questões: negra e afro-diaspóricas, mas para além disso possibilita que possamos construir uma sociedade e uma educação com espaços-tempos equânimes para todos. Salientando que há pela frente inúmeros desafios de entender complexa relação entre diversidade, desigualdade e relações étnico-raciais no Brasil.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).