MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS: TEATRO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Elisa Augusta Lopes Costa

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018) aponta a necessidade de uma abordagem integrada das diversas linguagens de modo a propiciar aos estudantes experiências significativas em diferentes campos de atuação. Nessa perspectiva, apresenta-se uma proposta de ensino de Língua Portuguesa a partir do Teatro, arte que mobiliza variadas linguagens. Fundamentada no conceito de metodologias ativas, mais especificamente a aprendizagem baseada em projetos (BACICH; MORAN, 2018), a meta é a produção de uma peça teatral, trilhando um caminho que vai da compreensão das especificidades do texto dramático até as características da linguagem corporal, levando em conta os princípios teóricos do teatro educativo (BOAL, 2009; SPOLIN, 2010). Por outro lado, observam-se também questões como transposição de gêneros textuais, análise linguística e intertextualidade, por meio da adaptação de textos narrativos para o texto teatral.

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Como Citar
Costa, E. A. L. (2022). MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS: TEATRO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 182–199. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1432
Seção
Dossiê Temático