MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS: TEATRO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018) aponta a necessidade de uma abordagem integrada das diversas linguagens de modo a propiciar aos estudantes experiências significativas em diferentes campos de atuação. Nessa perspectiva, apresenta-se uma proposta de ensino de Língua Portuguesa a partir do Teatro, arte que mobiliza variadas linguagens. Fundamentada no conceito de metodologias ativas, mais especificamente a aprendizagem baseada em projetos (BACICH; MORAN, 2018), a meta é a produção de uma peça teatral, trilhando um caminho que vai da compreensão das especificidades do texto dramático até as características da linguagem corporal, levando em conta os princípios teóricos do teatro educativo (BOAL, 2009; SPOLIN, 2010). Por outro lado, observam-se também questões como transposição de gêneros textuais, análise linguística e intertextualidade, por meio da adaptação de textos narrativos para o texto teatral.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).