REPRESENTAÇÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA POR ESTUDANTES BRASILEIROS SURDOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E FENOMENOLÓGICO
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Resumo
Nesta pesquisa, versamos sobre a percepção de sujeitos surdos acerca da aquisição de inglês como LE/L3, no Brasil, num viés exploratório e fenomenológico. Conduzimos um estudo de natureza qualitativa em duas escolas públicas, regulares-inclusivas da cidade de Altamira-PA, que possuíam alunos surdos matriculados nos níveis de ensino cujos currículos contemplassem a disciplina de inglês. Dessa forma, duas participantes surdas forneceram elementos, por meio de suas sequências discursivas, para a composição do corpus deste estudo. Os dados foram analisados sob o viés da interdiscursividade, assim como no cerne das representações sociais especialmente no que diz respeito aos imaginários sociodiscursivos. Por meio do lugar de fala proporcionado às participantes, foi possível perceber a evidência de um ethos discursivo crítico e conflitante por parte das alunas no que se refere ao ensino de inglês, uma língua estrangeira oral para alunos não ouvintes, ao posicionarem-se acerca do real (representado pela educação regular inclusiva assegurada por direito, ou seja, situação na qual se encontram) e do ideal (simbolizado pela abordagem bilíngue de ensino também conquistada legalmente, mas pela qual elas atualmente não são contempladas).
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