OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA AS MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DO TRABALHO NO PARANÁ

Conteúdo do artigo principal

Ana Claudia Marangoni Batista Campana
Josiane Marlise Theis Aguirre
Dariane dos Santos Virgens Alvarenga da Silva
Denise Cristina da Silva do Prado
Josiane Barbosa Gouvêa

Resumo

A pandemia da Covid-19 evidenciou as desigualdades socioeconômicas no estado do Paraná, sendo as mulheres negras e pobres as mais prejudicadas, fato que afetou o pilar social e econômico da sustentabilidade, e distanciou o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) de reduzir desigualdades sociais e de gênero. O objetivo dessa pesquisa é analisar o mercado de trabalho no Estado do Paraná para as mulheres negras, especialmente quanto aos efeitos da pandemia da Covid-19 em 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com análise de dados estatísticos. Os resultados mostraram o agravamento da situação das mulheres negras perante o mercado de trabalho. Para reverter o cenário e alcançar os ODS é necessário investir em políticas públicas de equidade social e econômica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Campana, A. C. M. B., Frasson, G., Aguirre, J. M. T., Alvarenga da Silva, D. dos S. V., Prado, D. C. da S. do, & Gouvêa, J. B. (2022). OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA AS MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DO TRABALHO NO PARANÁ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 343–365. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1350
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Claudia Marangoni Batista Campana, IFPR

Mestranda em Sustentabilidade (IFPR/ UEM), Bolsista PIBPós IFPR, Arquiteta e Urbanista (Universidade Paranaense), especialista em Artes Visuais e Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho. Area de interesse: Sustentabilidade, Planejamento Urbano, Acessibilidade e mobilidade Urbano, Conforto Ambiental.

Guilherme Frasson, IFPR

Graduado em Direito pela Universidade Paranaense - Unipar/Sede, Campus de Umuarama/PR. Ano de ingresso e término (2009 a 2013). Pós graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Cruzeiro do Oeste - FACO (2017). Advogado. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Paraná, Campus de Umuarama/PR. Tem experiência na área jurídica, atuando principalmente nas seguintes áreas de concentração: Direito Previdenciário, Direito do Consumidor, Direito de Família/Sucessões e Direito Notarial.

Josiane Marlise Theis Aguirre, IFPR

Mestranda em Sustentabilidade - PSU UEM/IFPR (2020/2021). Possui Pós-Graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior pela Universidade Paranaense - Unipar do Paraná (2020); especialista em Psicopedagogia Clínica pela EPSIBA - Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires, na Argentina (2007); graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1992).  Atualmente Professora de Geografia na Escola Adventista de Umuarama, na modalidade de Ensino Fundamental II. Tem experiência como Professora nas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, nas modalidades do Ensino Fundamental e Médio. Atuou no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), na Casa do Brasil, na cidade de Buenos Aires e Santiago del Estero/Argentina (2006-2012). Atua principalmente nas pesquisas em temas relacionados à sustentabilidade, Educação e Educação Ambiental.

Dariane dos Santos Virgens Alvarenga da Silva, IFPR

Mestranda em Sustentabilidade no Programa de Mestrado Acadêmico Associado (UEM/IFPR). Especialista em Projeto Arquitetônico: Conceito, método e materialização pela Universidade Paranaense (2012). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Paranaense (2010). Atualmente é docente da Universidade Paranaense-UNIPAR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura.

Denise Cristina da Silva do Prado, UEM

Aluna de Programa de Pos Graduacao em Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Maringa
Pos Graduada em Engenharia de Négocios; Bacharel em Administracao e Comércio Exterior.

Josiane Barbosa Gouvêa, IFPR

Doutora em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Administração pela mesma instituição. Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul Brasil - FASUL. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Câmpus de Marechal Cândido Rondon). Atualmente trabalho como docente no Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama. Meus interesses de pesquisa estão voltados à área dos estudos organizacionais em temas que envolvam relações raciais e diversidade, cotidiano, história, memória, representações sociais e discursos a partir de análises qualitativas.