IMPLICAÇÕES DAS DIFERENÇAS EM ESPAÇOS HISTORICAMENTE OCUPADOS POR GRUPOS SOCIAIS PREDOMINANTEMENTE HOMOGÊNEOS
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Resumo
Neste trabalho, utilizando a metodologia de Estudo de Caso, temos por objetivo analisar um conflito ocorrido em uma instituição da Rede Federal de Ensino, localizada no município do Rio de Janeiro/RJ, dois anos após adequações no processo seletivo visando atender às orientações da Lei nº 12.711 (BRASIL, 2012). A situação se iniciou com uma troca de ofensas de cunho racial por meio de redes sociais, e, posteriormente, teve desdobramentos nas dependências da escola. Em nossas análises, utilizamos os conceitos de racismo estrutural e racialismo em busca desnaturalizar concepções que se estabeleceram enquanto verdade em relação a padrões definidos socialmente. Entendemos que o trabalho contribui para ampliação das discussões sobre o racismo em nosso país, que, por vezes, são minimizadas pelo mito da democracia racial brasileira, representando a possibilidade de lidar com temas que costumam ser negligenciados em nossa sociedade.
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