A TRAJETÓRIA DE JOVENS NEGROS E NEGRAS NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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Resumo
Este estudo objetivou investigar a trajetória de escolarização dos jovens negros e negras, aprovados pelo sistema de reserva de vagas com critério racial, na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Alegre. Partimos do pressuposto de que a universidade é um espaço rico de oportunidades de pesquisa, de produção do conhecimento científico, porém as origens socioeconômicas e a desigualdade racial interpõem trajetórias diferenciadas para os/as alunos/as negros/as e brancos/as (GOMES, 2007). Portanto, propomos um estudo de caso. O desenvolvimento da pesquisa revelou que a trajetória desses/as jovens foi marcada por processos discriminatórios, articulados a dificuldades socioeconômicas. Além disso, mostrou que as políticas afirmativas foram de extrema importância para que os/as estudantes tivessem acesso ao ensino superior, constituindo-se como possibilidade para o enfrentamento ao racismo na sociedade brasileira.
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