O SILÊNCIO NA FORMAÇÃO E O REFLEXO NA SALA DE AULA: POR ONDE ANDAM AS QUESTÕES RACIAIS NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?

Conteúdo do artigo principal

Felipe Ramom Santos

Resumo

Este trabalho busca analisar o processo de formação de professores do curso de licenciatura em Biologia no que diz respeito às questões raciais. Os questionamentos surgiram a partir das vivências que a formação docente me proporcionou e é através destas narrativas que busco analisar a existência dos eventos de silenciamento para com as questões raciais na formação dos futuros professores desta área. Para a realização dessa pesquisa foi elaborado um questionário virtual destinado a todos os professores que ministram disciplinas ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. O questionário a principal ferramenta metodológica da pesquisa foi enviado para 76 docentes tendo ao final de 21 dias um total de 14 respondentes. Analisando desde a quantidade de respondentes até as suas respostas é possível perceber uma predisposição a ocorrência desse silenciamento e suas marcas que perpassam a formação, e é refletida diretamente na prática docente na sala de aula

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, F. R. (2021). O SILÊNCIO NA FORMAÇÃO E O REFLEXO NA SALA DE AULA: POR ONDE ANDAM AS QUESTÕES RACIAIS NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 240–266. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1220
Seção
Artigos