A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES NEGRAS NA CARREIRA ACADÊMICA DE ENSINO SUPERIOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa a construção da identidade profissional de mulheres negras na carreira acadêmica de ensino superior, a partir da ótica dos Estudos Culturais. A história, a cultura, as línguas e a psicologia são fatores constitutivos do conceito de identidade, não inato, adquirido, propriedade ou produto, mas entendido como uma construção social, histórica e plural. Na perspectiva de Manuel Castells, três tipos de identidades – legitimadora, resistência, projeto - estão relacionados a formas e origens. A identidade profissional superior corresponde a valores, crenças, concepções e interações com os pares, mas a dimensão profissional não se dissocia da dimensão pessoal. Entretanto, a construção da identidade profissional das mulheres negras confronta-se com o preconceito, a discriminação e o racismo nas relações desiguais e segregacionistas nas instituições universitárias cujos efeitos perversos afetam a construção da identidade e da carreira docente. A análise deste artigo focaliza a identidade profissional de uma professora negra que atua como docente no ensino superior numa universidade pública do Nordeste, que construiu sua identidade profissional nas relações com seus pares, convivendo com situações de preconceito, discriminação e racismo nas universidades públicas. As barreiras reduzem o acesso das mulheres negras e, mesmo quando estas conseguem ingressar em instituições de ensino superior, a construção de sua identidade profissional é afetada ao longo da carreira docente.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).