ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS: RUMO AO DESVINCULAMENTO EPISTÊMICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Contemporaneamente, o reconhecimento do direito à educação vem se traduzindo tanto no aumento do número de indivíduos negros no ambiente escolar e na reflexão sobre questões relacionadas às desigualdades raciais na educação como em um processo de visibilização dos/as negros/as como sujeitos, processo que culminou na criação de dispositivos legais que visam à mudança do processo de socialização ocorrido na escola. Neste artigo, visando reconstruir o processo de incorporação de conteúdos relacionados às áreas de História e Cultura Afro-brasileiras aos currículos escolares, faço um panorama histórico do acesso da população negra na educação. Concluo que a garantia do direito ao conhecimento da nossa própria história é um passo importante rumo ao necessário desvinculamento epistêmico.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).