AS CRIANÇAS PEQUENAS DA MANGUEIRA (RJ): CORPOREIDADE, TERRITÓRIO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem interesse em demonstrar como os documentos legais que tratam da educação para as relações étnico-raciais, produzidos tanto a partir das lutas políticas do movimento negro, quanto pelos debates acadêmicos alcançam as crianças pequenas negras e colaboram na tessitura de novas práticas no cotidiano de uma instituição de educação infantil na Mangueira, território negro localizado no Rio de Janeiro (RJ). Para este feito, analisamos as legislações e documentos que entendemos como mais importantes para a garantia do direito à educação para as relações étnico-raciais desde a creche, costurando estas análises à apresentação do trabalho pedagógico com uma turma de crianças pequenas. Consideramos que é possível, assim, que as legislações colaborem para que as ações pedagógicas para/com bebês e crianças pequenas sejam construídas a partir de suas referências de seu pertencimento étnico-racial.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).