AS CRIANÇAS PEQUENAS DA MANGUEIRA (RJ): CORPOREIDADE, TERRITÓRIO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

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Míghian Danae Ferreira Nunes
Patrícia Sodré dos Santos

Resumo

Este artigo tem interesse em demonstrar como os documentos legais que tratam da educação para as relações étnico-raciais, produzidos tanto a partir das lutas políticas do movimento negro, quanto pelos debates acadêmicos alcançam as crianças pequenas negras e colaboram na tessitura de novas práticas no cotidiano de uma instituição de educação infantil na Mangueira, território negro localizado no Rio de Janeiro (RJ). Para este feito, analisamos as legislações e documentos que entendemos como mais importantes para a garantia do direito à educação para as relações étnico-raciais desde a creche, costurando estas análises à apresentação do trabalho pedagógico com uma turma de crianças pequenas. Consideramos que é possível, assim, que as legislações colaborem para que as ações pedagógicas para/com bebês e crianças pequenas sejam construídas a partir de suas referências de seu pertencimento étnico-racial.

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Como Citar
Danae Ferreira Nunes, M., & Sodré dos Santos, P. (2020). AS CRIANÇAS PEQUENAS DA MANGUEIRA (RJ): CORPOREIDADE, TERRITÓRIO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 319–336. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1015
Seção
Dossiê Temático