PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ARTE/ EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos os resultados qualitativos da intervenção pedagógica: Brincadeiras e Literatura Africanas no Ambiente Escolar, desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia Unifap. Trata-se de atividade didático-pedagógico do componente curricular: Teoria e Prática do Ensino de Arte, realizada na Creche Municipal Nosso Cantinho do Amor, com foco na temática étnico-racial e na formação de professores da educação básica, tendo a arte/educação como fundamento teórico, metodológico, criativo e estratégico para a aplicabilidade da lei federal nº 10.639/03, na educação infantil. Destacamos a importância do desenvolvimento profissional dos acadêmicos de pedagogia em torno de práticas educativas para o ensino da arte/educação e do combate ao racismo, a discriminação e o preconceito racial em ambiente escolar.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).