O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS EM PRODUÇÕES DA ANPED (2007-2019)
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Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a temática crianças negras em produções de reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período de 2007 a 2019. Para tanto, se configura em abordagens quantitativa e qualitativa, em que realizamos levantamento de artigos nos Grupos de Trabalho 07, 13 e 21. O recorte da pesquisa se concentra no período de 2007 a 2019, que corresponde as últimas 10 reuniões nacionais da referida Associação. A análise dos dados foi baseada no Dialogismo Discursivo de Bakhtin (2011). A respeito dos resultados, encontramos 17 (dezessete) trabalhos científicos que versam sobre as crianças negras, que apresentam a história da infância negra, políticas públicas, práticas pedagógicas, elaboração de identidades raciais, educação quilombola e as relações étnico-raciais. Concluímos que o quantitativo de trabalhos sobre as crianças negras ainda é pequeno em consideração a quantidade total de trabalhos dos GTs, sendo necessária ampliação de produções que tratam sobre a temática na área da educação.
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