AGUERRIDOS PROFESSORES POLÍTICOS E ABOLICIONISTAS: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SOCIABILIDADES NO IMEDIATO PÓS-ABOLIÇÃO

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Jucimar Cerqueira dos Santos
Fabiano Moreira da Silva
Sivaldo dos Reis Santos

Resumo

Este texto tem o objetivo de discutir a atuação de três professores na escolarização para pessoas livres, libertas e escravizadas visando apontar a relevância que tiveram a partir da perspectiva de uma realidade social sem escravidão entre o final do século XIX e início do século XX. Antônio Bahia, Cincinato Franca e Francelino de Andrade também escreveram em jornais de grande circulação, foram políticos e lideranças de associações abolicionistas e emancipacionistas de frentes em prol de “sujeitos comuns”. Em que medida estes professores buscaram outros lugares sociais para tais sujeitos, bem como melhorias na educação baiana? As fontes para a tal análise foram ofícios da Instrução Pública da Bahia do Arquivo Público do Estado da Bahia e do Arquivo Municipal de Salvador, bem como de jornais, e dos Annais da Assembleia legislativa da Bahia e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

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Como Citar
dos Santos, J. C., da Silva, F. M., & Santos, S. dos R. (2020). AGUERRIDOS PROFESSORES POLÍTICOS E ABOLICIONISTAS: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SOCIABILIDADES NO IMEDIATO PÓS-ABOLIÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 591–612. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/941
Seção
Caderno Temático