GEO-GRAFIAS NEGRAS & GEOGRAFIAS NEGRAS
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Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre como podemos repensar a Geografia de forma crítica para alcançarmos a construção de métodos e metodologias dentro do campo de estudo de Geografias Negras. O objetivo central é discutir sobre as possibilidades deste campo de ensino e pesquisa geográfica de forma visibilizada, assim como acontece com outros campos de pesquisa científica na área e, tirar-lhe o peso de perspectivas moldadas em heranças coloniais e referenciadas por modelos epistêmicos racistas. Enquanto metodologia adotada, aponto a abordagem de “escrevivências” cunhada de autoria de Conceição Evaristo. O método que vem sendo proposto envolve perspectivas “desde dentro” de Guimarães (2015), que nos últimos anos vem sendo aprimorado em busca de cada vez mais um corpo epistemológico enegrecido. Ampliar essa discussão é inserir o sentir, pensar e ser negro, no ensino e pesquisas geográficas para que as histórias, culturas e conhecimentos de grupos sociorraciais colonizados e escravizados possam fazer parte de análises espaciais afirmativas.
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