A REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO
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Resumo
A premissa da educação para a equidade racial ganhou reforço legislativo com a obrigatoriedade do ensino de história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, por meio das leis 10639/2003 e 11645/2008. Já as pesquisas em Educação têm apontado a enorme importância que o material didático exerce no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a representatividade e a representação étnico-racial em duas coleções elaboradas e distribuídas para as redes municipal e estadual de São Paulo. Conclui-se que, nas coleções estudadas, os negros estão sub-representados nas imagens enquanto a presença de brancos é prevalente. Além disso, quando se representa o ser humano dotado de intelectualidade, a referência é a de brancos. Dessa forma, busca-se chamar a atenção da comunidade para o reconhecimento e a reversão dessa realidade brasileira.
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