A REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Caio Ricardo Faiad da Silva
Gabriela Aparecida de Lima
Daisy de Brito Rezende

Resumo

A premissa da educação para a equidade racial ganhou reforço legislativo com a obrigatoriedade do ensino de história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, por meio das leis 10639/2003 e 11645/2008. Já as pesquisas em Educação têm apontado a enorme importância que o material didático exerce no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a representatividade e a representação étnico-racial em duas coleções elaboradas e distribuídas para as redes municipal e estadual de São Paulo. Conclui-se que, nas coleções estudadas, os negros estão sub-representados nas imagens enquanto a presença de brancos é prevalente. Além disso, quando se representa o ser humano dotado de intelectualidade, a referência é a de brancos. Dessa forma, busca-se chamar a atenção da comunidade para o reconhecimento e a reversão dessa realidade brasileira.

Detalhes do artigo

Como Citar
Faiad da Silva, C. R., Lima, G. A. de, & Rezende, D. de B. (2019). A REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 90–108. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/775
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Caio Ricardo Faiad da Silva, Universidade de São Paulo

Bacharel em Química Ambiental – IBILCE/UNESP, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD Lante/UFF. Mestre em Química – IQ/UNICAMP. Licenciado em Letras - Português – FFLCH/USP. Doutorando em Ensino de Ciências – PIEC/USP.

Gabriela Aparecida de Lima, Universidade de São Paulo

Licenciada em Química (IQ/USP) com iniciação científica na área de Educação Científica. Estagiária de Química na Escola Viva. Bolsista do projeto Negritude na Escola de Aplicação FEUSP.

Daisy de Brito Rezende, Instituto de Química - Universidade de São Paulo

Licenciada e bacharela em Química pela USP, mestre e doutora em Química Orgânica pela USP. Docente do Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química da USP. São Paulo, SP – BR.