RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: MEMÓRIAS E LEGADOS

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Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Resumo

Este artigo  propõe uma releitura dos artigos publicados nos Cadernos de Pesquisa nº 63, que registrou  sob a forma de artigos, apresentações  e discussões  que constituíram o Seminário “O Negro e a Educação” realizado em dezembro de 1986, pela Fundação Carlos Chagas e pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Ford. Naquela oportunidade,  pesquisadores de  questões relativas à educação dos negros brasileiros,  ao lado de militantes do Movimento Negro reuniram-se para apresentar, discutir resultados de pesquisas, relatos de experiências. Trinta anos passados, diante de avanços necessários apontados por pesquisas, propostos pelo Movimento Negro, e  vêm-se garantida pelas  Leis 10639/2003 e n. 12645/2008 a obrigatoriedade do ensino de história e cultura dos Afrodescendentes, dos Africanos, também dos Povos Indígenas, bem como a Lei  Lei nº 12.990 de 09 de junho de 2014 que estabelece políticas de ações afirmativas para negros, Povos indígenas, empobrecidos nas universidades públicas, mantidas pelo poder público federal.Conclui-se, o artigo, sublinhando a importância de que pesquisas continuem sendo realizadas com o comprometimento de buscar o intercâmbio entre o mundo acadêmico e as experiências de mulheres,  homens, crianças negras, contribuindo para a construção de um projeto  de sociedade em que  cada pessoas seja respeitada e valorizada nas suas especificidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, P. B. G. e. (2019). RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: MEMÓRIAS E LEGADOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 12–31. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/679
Seção
Caderno Temático