RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: MEMÓRIAS E LEGADOS
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Resumo
Este artigo propõe uma releitura dos artigos publicados nos Cadernos de Pesquisa nº 63, que registrou sob a forma de artigos, apresentações e discussões que constituíram o Seminário “O Negro e a Educação” realizado em dezembro de 1986, pela Fundação Carlos Chagas e pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Ford. Naquela oportunidade, pesquisadores de questões relativas à educação dos negros brasileiros, ao lado de militantes do Movimento Negro reuniram-se para apresentar, discutir resultados de pesquisas, relatos de experiências. Trinta anos passados, diante de avanços necessários apontados por pesquisas, propostos pelo Movimento Negro, e vêm-se garantida pelas Leis 10639/2003 e n. 12645/2008 a obrigatoriedade do ensino de história e cultura dos Afrodescendentes, dos Africanos, também dos Povos Indígenas, bem como a Lei Lei nº 12.990 de 09 de junho de 2014 que estabelece políticas de ações afirmativas para negros, Povos indígenas, empobrecidos nas universidades públicas, mantidas pelo poder público federal.Conclui-se, o artigo, sublinhando a importância de que pesquisas continuem sendo realizadas com o comprometimento de buscar o intercâmbio entre o mundo acadêmico e as experiências de mulheres, homens, crianças negras, contribuindo para a construção de um projeto de sociedade em que cada pessoas seja respeitada e valorizada nas suas especificidades.
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