EM TINTAS NEGRAS: EDUCAÇÃO, ENSINO E A TRAJETÓRIA DE PRETEXTATO DOS PASSOS E SILVA NA CORTE IMPERIAL – NOVAS EVIDÊNCIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pretextato dos Passos e Silva tornou-se uma figura destacada na historiografia nos últimos anos. Sua notoriedade se deve ao fato de ter sido professor de uma escola exclusiva para meninos pretos e pardos situada na Corte durante a segunda metade do século XIX, iniciativa educacional que fomentou novos olhares sobre as possibilidades de acesso à instrução por parte dos segmentos umbilicalmente ligados à escravidão no contexto do império brasileiro. A despeito de toda a atenção despertada em torno da sua pessoa, pouco se conhece a respeito da sua trajetória. No sentido de contribuir nesta questão, o presente artigo pretende não só retomar elementos já conhecidos da sua jornada, mas indicar algumas descobertas sobre a sua pessoa. Por fim, são apontados novos caminhos de pesquisa que podem servir a futuros direcionamentos investigativos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).