AS TICAS DA MATEMA DE ALGUMAS ETNIAS AFRICANAS: SUPORTE PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER

Conteúdo do artigo principal

Eliane Costa Santos

Resumo

Rever as epistemologias modernas é posto como um desafio teórico e político para entender a hibridez do mundo, a obliteração das vozes ainda hoje rouca diante da invisibilidade dos saberes, fazeres e cosmovisões negadas a partir de um conhecimento dado como para poucos. Nesse sentido início refletindo acerca dessa matemática que está em sala de aula para em seguida afirmar a importância da decolonialidade do saber orquestrada tanto por Fanon quanto Mignolo, com as episteme africanas para uma educação não eurocêntrica de Gerdes. Elejo aqui, a História da matemática em África: Números e numerais; representação do sistema de numeração e operações de várias etnias afim de chamar a atenção para outras formas de pensar matematicamente a partir dos “saberes do Sul” de Boaventura. Resignificando conteúdos, de forma a quebrar paradigmas excludente calcificados na produção da face oculta da modernidade - colonialidade e desvelada na etnomatemática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, E. C. (2018). AS TICAS DA MATEMA DE ALGUMAS ETNIAS AFRICANAS: SUPORTE PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 88–112. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/531
Seção
Caderno Temático